terça-feira, 17 de agosto de 2010

Show de "Calouros" Parte I

Dia 17 de agosto de 2010, começa a propaganda eleitoral gratuita. Figuras conhecidas no cenário político nacional irão enfeitar a nossa tela por aproximadamente 43 dias seguidos, sem interrupção.

Segue abaixo uma pequena lista dos nomes de alguns candidatos bem conhecidos: Marcelinho Carioca (ex- jogador de futebol), Aguinaldo Timóteo (cantor), Adilson Maguila (ex-pugilista) Moacir Franco (cantor e apresentador), Ronaldo Esper (estilista) entre tantos que ainda irão aparecer no famoso "show de calouros"

Política, segundo Marilena Chauí, filósofa e pesquisadora é a prática de governar estando de acordo ou talvez mais próximo do ideal e do bem comum. Quando abordamos ou inserimos o termo política de forma banal e despretensiosa, estamos abrindo mão do direito que nos foi concebido que é o de guiar os destinos e o rumo que a nossa nação irá seguir durante os próximos quatro anos. Perguntemos a algum dos nossos famosos candidatos, quais são as funções, obrigações e direitos que um parlamentar tem ao ser eleito? Ou melhor. Qual é o seu principal projeto caso seja eleito?

É bastante provável que respostas plausíveis sejam lançadas, pois, todos de acordo com o manual do "bom candidato" devem estar bem orientados em caso de objeções sobre o objetivo de sua candidatura.

Não pretendo com esse texto influenciar o voto de quem por ventura perca alguns segundos para ler esse artigo opinativo. Porém, no momento em que estivermos diante das urnas lembrem-se que o candidato escolhido irá representá-lo por quatro anos com projetos de leis e emendas constitucionais. A internet é uma ótima ferramenta para poder acompanhar durante o mandato, quais foram os projetos e emendas apresentadas pelo seu escolhido. E se por acaso se depararem diante de algum "Tiririca" como candidato, pergunte e questione se existe algum projeto de que esteja na pauta da sua candidatura.

Um comentário:

  1. Lembro-me bem, em 2006, que várias pessoas falavam apenas em votar no Clodovil e no Frank Aguiar. Esse último que sempre disse ter adoração pelo Piauí, sua terra Natal, mas que se elegeu por São Paulo. Por que será?

    ResponderExcluir