segunda-feira, 29 de março de 2010

A "Googletização" De José Da Silva

José da Silva Santos de Souza, acorda as 6:00 horas da manhã através de seu despertador digital que contém varias opções sonoras, entre elas um galo, motor de fusca 66 e um berrante.

Para sair do seu apartamento José precisa recordar-se das senhas do elevador, código binário para entrar na garagem, para sair do prédio e a identificação do DNA na câmera de segurança. Segue rumo ao seu trabalho antenado no seu MP5000, sintonizado ao noticiário que prossegue sobre as mais diversas informações de todos os gêneros, esportes, política, economia, educação, costumes e religião. Durante o percurso até o trabalho além do MP5000, Zé recebe informações no seu aparelho celular Nokia 15.999999999, através de mensagens de texto, aproximadamente 20, com tarefas do dia, atualizações necessárias para o trabalho e opções de diversão para o próximo fim de semana.

No trabalho são mais quatro senhas, uma para entrar no prédio, outra para entrar na empresa, a seguinte para adentrar ao setor e a última para ter acesso ao sistema, após todo o processo para a memorização das senhas está pronto para iniciar a sua função. Com a obrigação de manter-se informado, José lê três jornais de grande circulação e 2 de abrangência regional, acessa dois portais de noticias, atualiza cinco contas de email, dois pessoais e três destinadas ao seu trabalho. Durante o expediente atende cerca de 100 telefonemas, oferece suporte pessoal para 10 ou 15 pessoas e é encarregado de finalizar a planilha para as tarefas de todo o departamento para o dia seguinte.

No percurso de volta para casa, Zé precisa recordar-se da senha para o pagamento da mensalidade da escola dos filhos, contas do lar e as compras do dia. Durante o jantar feito na companhia do casal William Boner e Fátima Bernardes, Zé fica sabendo das noticias do dia, queda da bolsa de valores, assalto seguido de morte em um semáforo próximo da sua residência, crianças molestadas por um maníaco que atraia suas vitimas através da internet, corrupção no governo, ataques terroristas no Oriente Médio e derrota do seu time no fim de semana. Logo em seguida o novo folhetim de Manoel Carlos. Zé imagina como deve ser boa a vida de um dos personagens principais vivido pelo ator José Mayer, rico, bonito, agarrando a Tais Araujo, quem dera se a dele e de milhões de brasileiros fosse assim.
Após o jantar sua esposa reclama da sua ausência últimos eventos e celebrações familiares. Ao se deitar após o dia atribulado tenta recordar-se da última vez que realmente teve paz em toda a sua rotina de bom pai de família e rapaz trabalhador.

Na ausência de opções para diminuir as angustias do dia, José da Silva resolve divertir-se em jogos eletrônicos, e em trocas de mensagens on-line. Antes de ir dormir não pode esquecer de programar o seu despertador digital e escolher qual será a trilha sonora para acordá-lo

O bombardeio de informações ao quais todos nós somos submetidos, senhas para todos os tipos de serviços, nos remete ao pensamento filosófico sobre as origens e as razões de nossa existência. Na pré - história o homem vivia da caça predatória a mulher tinha como missão educar os filhos e preparar os alimentos. O avanço tecnológico a partir do século XX , nos transformou assim como Zé em “prisioneiros tecnológicos”, e totalmente dependentes de todo o tipo de parafernália eletrônica.

No dia 10/11/2009, o “apagão” gerou em José Da Silva Santos De Souza um pensamento de como seria se não tivéssemos a disposição tantos adventos tecnológicos pós - modernos para nos facilitar no dia-dia, para José ficou uma sensação de que ao menos o dialogo familiar estaria de volta nos lares brasileiros.

Alexandre Souza é jornalista, escritor e posta os seus artigos no blog:
http://conversadebuteco-alexandre.blogspot.com/

3 comentários:

  1. O senhor já tinha me mostrado esse texto, muito bom, só falta você começar a escrever coisas suas, pois isso você faz bem.Abraços

    ResponderExcluir
  2. mundoloucopouco


    quarta-feira, 5 de agosto de 2009
    É Proibido Proibir!

    Proibido Proibir!
    Viva a volta da ditadura.
    Tudo esta sendo proibido, imposto, primeiro resolveram tirar o meu prazer de poder ir ao estádio com meus amigos e beber uma cerveja gelada durante o jogo, continuo frequentando os estádios, mas vejo que todos os torcedores que bebem estão empurrando o máximo de alcool possível antes de entrar no estádio o que só agrava a situação, muitos pagam pelo ato de poucos vândalos.
    Depois resolveram que eu não posso mais ir até a casa de meus avós, ou ir a um bom restaurante no domingo com minha família e enquanto comemos e conversamos não podemos beber uma taça de vinho para acompanhar a macarronada, ou um copo de caipirinha para acompanhar a feijoada, foi difícil explicar isso para o meu tio de 68 anos que teríamos que parar com esse ritual familiar, pois nenhum de nós podemos dirigir depois de beber um copo de cerveja, é a tal da tolerância zero!
    E agora não posso mais fumar!
    Toco na noite a muitos anos, vou ter que parar o show seis ou sete vezes na noite e explicar para o meu público pagante que vou sair para pitar um cigarrinho e já volto, e eles que não podem sair e entrar como farão? Ficam em casa?A propaganda do governo de São Paulo diz que 94% da população aprovou a lei, NOVENTA E QUATRO??? Onde está essa maioria esmagadora ( a cada 20 pessoas 19 eles dizem ser a favor da lei)
    Eu converso sobre isso em todo lugar que tenho a oportunidade, e nunca, nenhuma vez, nem em sonho esses números chegaram próximos aos, vou ter que repetir me desculpem, NOVENTA E QUATRO.
    Vamos caçar os boêmios, vamos coibir a grande parte da população que bebia moderadamente no happy hour ou no almoço de família, ou naquela formatura de seu filho ou então no casamento de seu sobrinho, todo mundo bebendo agua e se quiser dar uma tragadinha dê um pulo no banheiro e tranque a porta, mas torça para não ter nenhum daqueles truculentos seguranças pois você poderá ser espancado até a morte, e não acontecerá nada com ele, pois ele está cumprindo a lei.
    Postado por mundo louco às 18:40 0 comentários

    Assinar: Postagens (Atom) Seguidores

    Arquivo do blog
    ▼ 2009 (1)
    ▼ Agosto (1)
    É Proibido Proibir!
    Quem sou eu
    mundo louco
    Visualizar meu perfil completo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto. Antigo e atual.

    Agora você precisa postar novos textos, reflexões e idéias.

    ResponderExcluir