domingo, 17 de abril de 2011

Desarmem-se!

Mais um ato de insanidade cometido por um ex-aluno de uma escola estadual no Rio de Janeiro, no qual doze jovens pré-adolescentes foram ceifados da vida, traz de volta o debate sobre uma legislação mais rígida no que diz respeito a manutenção de armas de fogo em poder do cidadão comum.

Homicídios cometidos por pessoas comuns, sem antecedentes criminais e sem envolvimento com a criminalidade, tornou-se para o poder público um dos maiores desafios deste novo milênio. Os números destacados no cotidiano dos grandes veículos de imprensa nos mostram que se trata de uma grande guerra, que para vence - lá, é necessário um esforço conjunto de todo o corpo social.

Segue abaixo alguns conselhos enumerados por este jovem blogueiro para as pessoas que ainda mantém uma arma de fogo em seu poder e desta forma sentem-se seguras para defender sua família e o seu patrimônio

1) Uma arma de fogo mau manuseada pode causar uma tragédia familiar.

2) Entre na delegacia mais próxima e entregue a sua arma para autoridade local, pois se for surpreendido com um revólver de origem desconhecida sofrerá as penalidades previstas em lei, sem direito a fiança.

3) Nas situações em que os limites da paciência humana forem colocados a prova, ter uma arma em seu poder não lhe trará vantagens. De certo uma discussão de trânsito, uma desavença com um vizinho ou uma briga familiar poderá ter um desfecho trágico.

4) Se você tem filhos não é prudente manter uma arma em seu poder. Como sabemos não é possível estar atento de forma integral ao movimento dos pequenos e a curiosidade infantil.

5) Os únicos habilitados à manter uma arma de fogo são os policiais militares e civis, segurança particulares devidamente treinados e registrados e as forças armadas.

6) Por último, todos esses argumentos podem soar como; opinião batida e repetitiva - concordo, porém eles vêem sido veiculados de forma sistemática há muitos anos e mesmo assim as taxas de homicídios tanto culposo como doloso continuam crescendo. Crimes cometidos por pessoas que não tem o viés criminoso, e dessa forma insistem em ter uma arma, mesmo que isto lhe custe a própria vida ou de um ente querido.

2 comentários:

  1. Isso mesmo Alexandre.
    O problema é que armas dão mais dinheiro do que pão e manteiga (e clinicas de emergencia psiquiatra)...rs, e nesse capitalismo sem nenhum parametro social, o negocio fica doido...
    Falouuuu

    ResponderExcluir
  2. Alê,

    Enquanto houver compra e venda e, também, pessoas para lucrarem com esse comércia a situação não melhorará nunca.

    Abraços

    http://pensandonodiaadia.blogspot.com/

    ResponderExcluir